VOLTAR

ICMBio participa de Congresso da Sociedade de Etnobiologia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
01 de ago de 2018

ICMBio participa de Congresso da Sociedade de Etnobiologia
01 de Agosto de 2018, 16h10

Evento será de 7 a 10 de agosto em Belém no Pará, e é organizado pela Sociedade Internacional de Etnobiologia.

Nos dias 7 a 10 de agosto de 2018, será realizado, em Belém/Pará, o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia. Esse evento, organizado pela Sociedade Internacional de Etnobiologia, se configura como um encontro mundial que busca agregar pesquisadores, gestores públicos e lideranças dos movimentos sociais em um amplo debate sobre a defesa da sociobiodiversidade no planeta. O ICMBio participa do evento integrando oficina, sessões temáticas e apresentação de trabalhos.

O evento desse ano, chamado de "Belém + 30", tem como tema "Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém". Faz referência à carta elaborada no primeiro encontro, realizado também no Brasil em 1998, que deu origem à Sociedade Internacional de Etnobiologia - um documento pioneiro a destacar a conexão entre os povos tradicionais e a biodiversidade, reivindicando seus direitos sobre territórios, recursos naturais e conhecimentos ancestrais e que se tornou base para muitas políticas públicas.

O objetivo do congresso é refletir sobre os avanços nesse campo ao longo dos últimos trinta anos, focando nos desafios científicos, éticos, jurídicos e políticos relacionados à garantia dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade.

Essa edição do congresso está sendo organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, em colaboração com a Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE).

Na edição de 2018 está prevista a participação de mais de 3 mil pessoas, com delegações confirmadas de 37 países. O congresso internacional ocorrerá conjuntamente com o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (XII SBEE) e a I Feira Mundial da Sociobiodiverdade.

A programação inclui sessões, oficinas e outras atividades paralelas promovidas ou apoiadas pelo ICMBio. Além disso, 14 servidores do Instituto apresentarão trabalhos no evento relacionados às suas áreas de atuação. O ICMBio também apoiará a participação de cerca de 20 representantes comunitários das unidades de conservação federais no congresso e na Feira Mundial da Sociobiodiversidade.

Programação da participação do ICMBio no evento XVI ISE

Mesa redonda "MANEJO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: DIÁLOGOS DE SABERES E EXPERIÊNCIAS"
Coordenação: Kátia Torres Ribeiro (ICMBio)
Data: 10/08/2018 - 16h30min - Auditório A

Mini Curso/Oficina "CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E A GESTÃO DAS ÁREAS PROTEGIDAS - PESQUISAS ETNOBIOLÓGICAS PODEM FORMAR PONTES?"
Organização: Kátia Torres Ribeiro (ICMBio) & Érika Fernandes-Pinto (ICMBio)
Data: 07/08/2018 - das 9h às 16h

Sessão Temática "DIMENSÕES SAGRADAS DA NATUREZA E A PESQUISA ETNOBIOLÓGICA: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS".
Organização: Érika Fernandes-Pinto (CGSAM/DISAT/ICMBio) & Paula Chamy (SOLAE)
Data: 09/08/2018 - das 11h às 12h30min - Auditório

Sessão Temática "SABERES, USOS E CONFLITOS NA CONSERVAÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS"
Organização: Marcelo Derzi Vidal e Iara Vasco (ICMBio)
Data: 10/08/2018 - das 14h30 às 16h - Sala MU60-F

Sessão Especial - Lançamento da REDE DE CONHECIMENTO DA SOCIOBIODIVERSIDADE
Organização ICMBio (apoio SEDR/DEX/MMA)
Data: 09/08/2018 - das 18h30 às 20h- Auditório Marajó B

Maiores informações no site do evento.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9857-icmbio-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.