VOLTAR

ICMBio participa da parceria Amigos da Meta 12

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Thaís Alves
05 de Jun de 2013

Com mais de 20 mil das espécies avaliadas na Lista Vermelha da IUCN ameaçadas de extinção, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN - sigla em inglês) e outras organizações internacionais, se reuniram para apoiar a realização de uma meta mundial de biodiversidade com o objetivo de prevenir a perda de espécies.

A parceria intitulada "Amigos da Meta 12" vai orientar os países em seus esforços para evitar novas extinções de espécies ameaçadas. Tal objetivo vem de encontro com a "Meta 12", uma das 20 da Aichi Metas de Biodiversidade, estabelecidas durante a décima reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), realizada no Japão, em 2010. De acordo com a "Meta 12", até 2020 a extinção de espécies ameaçadas conhecidas terá sido evitada e sua situação de conservação, em especial daquelas sofrendo maior declínio, terá sido melhorada e mantida.

A iniciativa pretende reunir o conhecimento e a experiência das instituições governamentais, organizações intergovernamentais, não governamentais, comunitárias, redes acadêmicas e empresas do setor privado que estão ativamente engajados na conservação das espécies. A ideia é oferecer conselhos práticos aos países sobre qual é a melhor forma de proteção das espécies, proporcionando um espaço comum aos seus parceiros para compartilhar e construir sobre os sucessos anteriores de conservação.

De 65.518 espécies atualmente avaliadas pela Lista Vermelha da IUCN, 1.173 estão extintas, ou possivelmente extintas, e 20.219 estão ameaçadas. Ações de conservação lideradas por algumas das organizações trouxe de volta muitas espécies que estavam à beira da extinção. No Brasil, a biota conhecida é de aproximadamente 210 mil espécies, sendo 120 mil somente para fauna, e estima-se que o país abrigue 1,8 milhão de espécies, dado que corresponderia a 13,1% das espécies do planeta.

Segundo Ugo Vercillo, coordenador-geral de Manejo para a Conservação do ICMBio, o Instituto tem trabalhado nos últimos cinco anos com ações específicas para preservação de fauna e flora, com metodologia que podem servir como modelo internacional para preservação das espécies. "A parceria Amigos da Meta 12 permitirá uma ação mútua entre os países envolvidos. A iniciativa envolve espécies que podem ser localizadas não somente no Brasil, mas em outros países, e poderemos trocar experiências que permitirão a preservação delas", afirma Ugo.

No cenário global o Brasil é o país com maior número de espécies, sendo o primeiro no ranking para os anfíbios, com 877 espécies; terceiro para aves, com 1833 espécies; segundo para mamíferos, com 713 espécies; quarto em répteis, com 732 espécies; e primeiro para plantas vasculares, com 56.215 espécies.

Parceiros do Amigos da Meta 12

A parceria é oficialmente suportada pela CBD e tem atualmente 12 parceiros, incluindo a IUCN; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Alliance for Zero Extinction; BirdLife International; Bern Convention; Conservation International; Convention on the Conservation of Migratory Species of Wild Animals; Convention on International Trade on Endangered Species of Wild Fauna and Flora; International Union for Conservation of Nature; Island Conservation; Ransar Convention of Wetlands of International Importance; Save our Species; Traffic International; United Nations Environment Programme; Wildlife Conservation Society; World Wildlife Fund; Zoological Society of London e Zoo Outreach Organization.

Saiba mais sobre a iniciativa na página da IUCN.

http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=artic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.