VOLTAR

ICMBio participa da Caravana Verde

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
08 de Fev de 2017

Viagem oficial aos estados da Amazônia Legal, liderada pelo ministro Sarney Filho, busca mobilizar governos e sociedade civil para combater o desmatamento

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu início nesta quarta-feira (8), no Amazonas, à Caravana Verde de Combate ao Desmatamento, viagem oficial aos estados da Amazônia Legal, liderada pelo ministro Sarney Filho, com participação dos secretários do ministério e dirigentes dos órgãos vinculados - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Agência Nacional de Águas (ANA). Além do Amazonas, a caravana passará por Rondônia, Acre, Mato Grosso e Pará.

Na capital manauara, Sarney Filho e equipe participaram de solenidade, na sede do governo local, com o governador José Melo de Oliveira e convidados. Na ocasião, foram assinados acordos e lançados programas para a gestão ambiental, conservação de recursos naturais, desenvolvimento territorial e sustentabilidade na região. Antes, na parte da manhã, o ministro conheceu em Itacoatiara, a 270 Km da capital, áreas de manejo da Floresta Amazônica.

Já o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, reuniu-se, de manhã, em Manaus, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Ademir Stroski e equipe. A presidente do Ibama, Suely Araújo, e representantes do MMA também compareceram ao encontro. Eles discutiram ações conjuntas de combate ao desmatamento na região.

Ainda em Manaus, Ricardo Soavinski visitou a sede da Coordenação Regioal 2 (CR 2) do ICMBio e conversou com os servidores. À tarde, ele participou da solenidade na sede do governo do Amazonas.

Na visita a área de manejo em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, o ministro Sarney Filho disse que o governo federal adotará medidas para desenvolver uma economia florestal sustentável no país. Ele destacou que o governo federal trabalha no desenvolvimento de políticas para estimular a conservação ambiental e atividades como o manejo florestal. "O nosso objetivo é dar transparência absoluta ao processo", declarou Sarney Filho. "Teremos um sistema que vai dar conforto àqueles que atuam dentro da legalidade", acrescentou.

Sarney Filho participou, ainda de reunião com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, articulação composta pelo setor privado, sociedade civil e academia. O movimento solicita, entre outras coisas, transparência no processo de permissão para extração sustentável de madeira, com o objetivo de coibir a ilegalidade na cadeia. A Coalizão solicitou, ainda, a formação de um grupo de trabalho para o fomento ao manejo florestal sustentável.

A atuação dos diversos setores da população também foi citada como fundamental para a conservação ambiental no país. "A base dessa gestão é a participação da sociedade", ressaltou Sarney Filho. "As políticas de comando e controle (do desmatamento) têm grande importância, mas o ideal é que eles venham ao lado de alternativas econômicas", defendeu.

Uma das prioridades de Sarney Filho, a economia florestal surge como aliada na conservação ambiental. O ministro conheceu o complexo de 500 mil ha em Itacoatiara, onde são desenvolvidas atividades que reforçam o valor da floresta em pé. "Isso prova que o projeto de manejo é viável e dá retorno financeiro", resumiu Jeanicolau de Lacerda, da Precious Woods, responsável pelo trabalho na região.

A corporação busca difundir a atividade pelo Brasil afora e, com isso, promover o desenvolvimento sustentável. Atualmente, no entanto, 97% dos compradores são estrangeiros, principalmente de países europeus como Holanda e França. "As boas produções vão para fora", explicou Jeanicolau. "É preciso dar valor à floresta e produzir de forma sustentável para que o mercado brasileiro possa se ajustar."

A atividade contribui, ainda, para a formação de uma matriz energética limpa na região de Itacoatiara. Após a produção de material destinado produtos como dormentes de trilhos de trem, vigas e pisos, os resíduos que sobram do processo são aproveitados como biomassa em uma usina instalada na região. O complexo mantido pela empresa BK é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 30% da cidade.

A geração de energia limpa nesses moldes segue a tendência necessária para que o país cumpra as metas assumidas no cenário internacional para conter a mudança do clima. A medida garante a redução de emissões de gases de efeito estufa ao evitar consumo de combustíveis fósseis para abastecimento da cidade, segundo o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, Luiz Otávio Koblitz, responsável pelo empreendimento.

A Caravana Verde

Além do Amazonas, a Caravana Verde de Combate ao Desmatamento passará por Rondônia (09/02), Acre (10/02), Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02). Chefiada por Sarney Filho, a equipe é formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), Jair Tannus (Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável). As atividades também são acompanhadas pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo pelo diretor-geral do SFB, Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8694-presiden…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.