VOLTAR

ICMBio lança livro sobre TBC em unidades de conservação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Comunicação ICMBio
18 de Dez de 2019

ICMBio lança livro sobre TBC em unidades de conservação

Publicação reúne parte dos aprendizados em Turismo de Base Comunitária (TBC) de 13 unidades de conservação.

A publicação Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federais: Caderno de Experiências reúne parte dos aprendizados de 13 Unidades de Conservação (UC) federais com iniciativas de turismo de base comunitária (TBC). Das experiências, nove foram apoiadas pelo edital de Chamada de Propostas para Fortalecimento de Iniciativas de Turismo de Base Comunitária (PNUD BRA 08/023).

O texto aborda elementos teóricos sobre o tema e traz um pequeno guia com informações sobre as oportunidades de TBC existentes nos territórios protegidos pelas UCs. O material publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem o objetivo de dar visibilidade às ações coletivas, engajadas e criativas de turismo empreendidas em bases sustentáveis, constituindo-se um referencial para as UCs e comunidades que desejam iniciar ou aprimorar iniciativas de TBC.

O TBC pode ser uma oportunidade para que os visitantes conheçam outros elementos que compõem as paisagens das UCs, como a história, os saberes e os conhecimentos dos povos locais. Ao mesmo tempo, a atividade pode contribuir efetivamente para a salvaguarda das referências culturais das comunidades, gerar renda, fortalecer as organizações comunitárias, o protagonismo local e a própria gestão das UCs.

Estas são algumas das questões discutidas no caderno, a partir das experiências concretas de 13 unidades de conservação que possuem iniciativas de TBC. O material traz os aprendizados de comunitários e gestores públicos com o tema e faz parte de um conjunto de ações que o ICMBio vem adotando desde 2011 para fortalecer o TBC nas UCs federais, diversificar as oportunidades de uso público, e contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades locais. Essas ações vêm como uma resposta à demanda crescente de gestores e comunitários sobre o tema. As iniciativas de TBC já estão presentes em 72 UCs federais.

Acesse aqui e conheça a publicação

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10760-icmbio-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.