VOLTAR

ICMBio lança Atlas do Corredor Ecológico do Jalapão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Thaís Alves
06 de Fev de 2012

Criado com o objetivo de subsidiar o processo de elaboração do Plano Estratégico do Corredor Ecológico da Região do Jalapão, que está em fase de conclusão, o Atlas do Corredor Ecológico da Região do Jalapão acaba de ser lançado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A publicação desenvolvida pela equipe do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão apresenta uma série de mapas temáticos e textos descritivos com resultado da análise e levantamento de dados sobre a região. Alguns textos possuem tabelas associadas para melhor entendimento das informações espaciais. O mapeamento desenvolvido está dividido em três grupos com a finalidade de sistematizar sua apresentação, facilitar a interpretação e dinamizar sua utilização.

O Atlas já está disponível para download no site do ICMBio (http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/at…). Versões impressas podem ser solicitadas diretamente com a Divisão de Mosaicos e Corredores Ecológicos na sede do Instituto.

Projeto

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão (CERJ) é uma iniciativa do ICMBio, em cooperação técnica com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (SEMADES), Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública do Estado do Tocantins (SEPLAN), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentre outras importantes instituições da região.

O objetivo principal do projeto é reforçar a conservação dos ecossistemas da região do Jalapão por meio da integração entre as unidades de conservação federais, estaduais, municipais e privadas e a comunidade, com vista à construção do plano estratégico para implantação do corredor ecológico, no qual estão definidas as principais diretrizes, áreas e ações estratégicas necessárias para manter ou restabelecer a conectividade ecológica entre as áreas protegidas e preservar a natureza.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2533-icmbi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.