VOLTAR

ICMBio faz 3 anos nesta sexta e mostra avanços na gestão das UCs federais

ICMBio - www.icmbio.gov.br
26 de Ago de 2010

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, assina nesta sexta (27), às 10h, no Parque Nacional de Brasília, vários atos, entre eles, contrato com o Incra para concessão do uso da terra a 2.124 famílias moradoras de reservas extrativistas e a entrega ao Ministério do Desenvolvimento Social de 65 mil metros cúbicos de madeira apreendidas em unidades de conservação. O dinheiro obtido com a venda da madeira será revertido para o programa Fome Zero, do Governo Federal.

A assinatura dos atos vai marcar a comemoração dos três anos de criação do Instituto Chico Mendes. Nesse pouco tempo, o Instituto deu forte impulso à gestão das unidades de conservação no Brasil: aumentou em 6 milhões de hectares o total de áreas protegidas (passou de 69 milhões de hectares para 75 milhões de hectares), criou mais 23 unidades de conservação, a maioria na Amazônia, e dobrou o número de visitantes nos parques nacionais, passando de 1,6 milhão de pessoas em 2006 para 3,6 milhão em 2009.

Na solenidade, o presidente Rômulo vai assinar ainda decretos aprovando planos de manejo (documento fundamental para gestão) de mais quatro unidades de conservação. Com esses, são, ao todo, 26 planos aprovados desde a criação do Instituto em 2007. Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho, esse número representa três vezes a quantidade de planos de manejo criados em toda a década de 90.

"Isso mostra a importância do Instituto Chico Mendes, que foi criado exatamente para isso: melhorar a gestão das unidades de conservação no País", disse Rômulo, que assinará ainda no evento desta sexta portarias criando RPPNs e planos de preservação de espécies ameaçadas, além de termo de reciprocidade com o Instituto Paula Saldanha para a produção de um programa de televisão, a ser veiculado pela TV Brasil, sobre a biodiversidade brasileira.

Na solenidade, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal fará a transferência para o ICMBio do terreno onde será erguida a futura sede do Instituto.

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairuc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.