VOLTAR

ICMBio estreita parceria com a GIZ

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Sandra Tavares
29 de Jan de 2013

O Comitê Gestor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu na tarde desta sexta-feira (25) o diretor da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) no Brasil, Helmut Eger acompanhado da consultora técnica do Programa para a Proteção e Gestão Sustentável de Florestas Tropicais da GIZ, Christiane Ehringhaus. O objetivo da reunião foi apresentar alguns projetos que a GIZ planeja estruturar no Brasil, como um centro de análise e armazenamento de dados sobre biodiversidade.

O presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, recebeu o comunicado de forma positiva e fez um convite: "Queremos contar com a assessoria técnica da GIZ em um trabalho que estaremos delineando nos próximos dias", referindo-se a um projeto do ICMBio, em construção, que contará com recursos do Fundo Amazônia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visando alavancar a gestão das unidades de conservação.

"O BNDES nos provocou, positivamente a participar das modalidades de financiamento existentes no banco e voltadas para entes da Administração Pública, seja direta ou indireta. Somado a isto o Fundo Amazônia está em nova fase, também operando grandes projetos estruturantes, finalísticos com envolvimento de outros ministérios, como Ciência e Tecnologia. Não ficaremos de fora", frisou o presidente.

Segundo Vizentin, o foco está em subverter o conceito de zona de amortecimento, não apenas como território em que se autoriza ou não licenciamentos, mas efetivamente como espaços de geração de emprego e renda, inclusão social com a premissa do desenvolvimento em bases sustentáveis, sem perder de vista o componente territorial das unidades de conservação.

Na ocasião, o diretor da GIZ, Helmut Eger entregou um exemplar do calendário 2013 da cooperação, em que o ICMBio foi contemplado com uma página referente a um mês. "Este calendário segue para mais de 100 países onde a GIZ atua. Além dos projetos que executamos em parceria, acreditamos que este material de divulgação colabora de alguma forma para disseminar a agenda da conservação da biodiversidade do Brasil liderada pelo ICMBio", frisou o diretor.

Nas próximas reuniões bilaterais, o Comitê Gestor juntamente com representantes da GIZ estarão debruçados sobre as propostas da parceria. "É do nosso interesse monitorar a conservação in situ, mas precisamos saber os resultados que temos até agora reunidos sobre o assunto. Espero que em breve possamos estabelecer a formatação final de uma proposta", destacou Vizentin.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3647-icm…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.