VOLTAR

ICMBio e Funai articulam gestão conjunta de áreas sobrepostas no Parna da Amazônia e Terra Indígena Andirá-Marau

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
12 de Ago de 2009

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou expedição de reconhecimento, monitoramento e fiscalização ambiental em áreas da Terra Indígena Andirá-Marau e no Parque Nacional (Parna) da Amazônia e entorno, no período de 19 de julho a 3 de agosto. As unidades ficam no Pará. A expedição partiu do município de Itaituba (AM) e contou com a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Administração Regional de Parintins (AM).

A ação teve o objetivo de estabelecer um processo de gestão conjunta entre o Parna e a Terra Indígena, que apresentam sobreposição de áreas, e também coibir ilícitos ambientais, como a extração ilegal de madeira proibida em ambas as áreas, orientar e divulgar as normas, regras e a importância de conservação destas áreas. Foram percorridos os principais rios de acesso ao parque, com paradas em aldeias Sateré-Maué, onde foi possível conversar om os Tuchauas (principal representante).

O chefe do Parna da Amazônia, Marcio Ferla, afirmou que foram obtidos manifestações de apoio para o controle e restrição de acesso por esta face do parque e constatado um ambiente bem preservado, rico em águas e com uma uma vegetação intacta e diferenciada das demais amostras já estudas no interior da Unidade de Conservação.

A expedição contou com o apoio da Policia Militar do Amazonas, Batalhão de Parintins, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agentes Ambientais Indígenas.

A ação contou também, com uma agenda de divulgação e contatos na cidade de Maués/AM, como prefeitura, câmara de vereadores, secretaria de cultura e turismo, sindicado dos trabalhadores rurais e emissoras de rádio local, visando divulgar a presença da UC na região. "Apesar da mesma ter sido criada à 35 anos atrás, não se tinha registros de aceso por este lado", afirma o chefe da unidade de conservação, Marcio Ferla.

O Parque e a Funai de Parintins têm como intenção executar esse monitoramento anualmente já que as ações preventivas contribuem para melhorar a gestão dessas áreas, atualmente bem preservadas.

O Parna da Amazônia foi o primeiro Parque Nacional criado na Amazônia brasileira. Data de 1974. Atualmente abrange uma aérea de 1.161.864 hectares, localizado nos municípios de Itaituba e Aveiro, no Estado do Pará, e Maués, no estado do Amazonas.

A Terra Indígena Andirá-Marau, demarcada pela Funai em 1982, possui uma área de 788.528 hectares e abrange os municípios de Maués, Barreirinha e Parintins, no Amazonas, e Itaituba, no Pará e é habitada pelos povos Sateré-Maué.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.