VOLTAR

ICMBio debate estratégias para conservar aves da Mata Atlântica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
27 de Out de 2014

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) promoveu no mês de outubro uma oficina para elaborar o Plano de Ação Nacional (PAN) de conservação das aves que vivem na Mata Atlântica. O encontro aconteceu entre os dias 13 e 17 na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), em Iperó (SP).

O PAN Aves da Mata Atlântica vai abranger 17 estados brasileiros e contemplar 144 grupos de aves que estão na lista oficial brasileira das espécies ameaçadas de extinção. Algumas dessas espécies também possuem um estado de ameaça considerado crítico pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

"Este Plano de Ação faz parte da estratégia do Cemave para conservar as aves do bioma e estão em estado crítico devido ao desmatamento. Hoje, a Mata Atlântica conta com apenas 7% de sua vegetação original", destacou o pesquisador do Centro, Rulian Beade.

Estiveram presentes pesquisadores, sociedade civil organizada, representantes de órgãos estaduais de Meio Ambiente e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuantes na conservação da Mata Atlântica. A previsão é de que o PAN Aves da Mata Atlântica seja publicado no primeiro semestre de 2015.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/5065-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.