VOLTAR

Ibama treina indígenas para combater incêndios florestais em Roraima

http://www.ibama.gov.br
Autor: Taylor Nunes
18 de Fev de 2011

Inicia nesta segunda (22), o curso de formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais com objetivo de formar uma brigada comunitária, não comandada, na Terra Indígena Raposa/Serra do Sol. Um grupo de 45 indígenas de várias comunidades estarão sendo treinados por técnicos do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão do Ibama.

O curso acontece na comunidade de Maturuca, município de Uiramutã, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), solicitante da ação, devendo prolongar-se por toda a semana.

Segundo o coordenador do Prevfogo no estado, Joaquim Parimé, todos os participantes são egressos de cursos do Programa Agente Ambiental Voluntário, também ministrados pelo Ibama, configurando-se uma capacitação continuada de moradores das comunidades indígenas de Roraima.

O objetivo prático do curso é o de capacitar pessoas das comunidades indígenas da região das serras (bacias dos rios Cotingo e Maú) para atuarem como brigadistas na prevenção e no combate aos incêndios florestais e na orientação de agricultores quanto à queima controlada de áreas para a criação de roças individuais e comunitárias, além de capacitá-los para executar ações socioambientais naquela região.

As aulas serão ministradas pelos especialistas Devalcino Araújo, do Distrito Federal, e Antônio Carlos Cattaneo, de Boa Vista. O gerenciamento das atividades ficará a cargo do analista ambiental Carlos Dantas, do Prevfogo local.

Entre as atribuições dos futuros brigadistas voluntários, está a realização de rondas com finalidade de inibir o início de queimadas ilegais; combater incêndios florestais; orientar agricultores e responsáveis pelos retiros de gado sobre procedimentos a serem adotados durante os incêndios florestais e fornecer dados ao Sistema de Informação sobre Incêndios Florestais (Sisfogo) acerca de ocorrências dessa natureza em sua área de atuação.

De acordo com a superintendente do Ibama em Roraima, Nilva Baraúna, os treinamentos desses indígenas também visam a torná-los agentes ativos na sensibilização da população local sobre as consequências dos incêndios florestais, visando a inibir as queimadas para preparação de roças sem as mínimas precauções para controlar o fogo, além de preparar esses futuros agentes para promoverem atividades comunitárias com o fim de recuperar as áreas já degradadas.

http://www.ibama.gov.br/archives/14548

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.