VOLTAR

Ibama teme invasão do Cristalino

Diário de Cuiabá
24 de Jun de 2003

Homens e viaturas da Polícia Militar e do Ibama fizeram ontem operação preventiva em dois acampamentos de sem-terra erguidos a cerca de 500 metros das terras do Parque Estadual do Cristalino, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, na região Norte do Estado.
Fortes rumores davam conta de que as cerca de 120 famílias programavam para hoje a invasão de parte das terras protegidas do parque. De acordo com o gerente-executivo do Ibama, Hugo Werle, a equipe vistoriou na manhã e tarde de ontem os acampamentos "Cristalino" e "Quilômetro 5 mil".
No primeiro, a polícia apreendeu cinco armas, sendo duas espingardas e três artefatos de fabricação caseira. Os acampados, porém, garantiram se tratar de alarme falso o plano de invasão. "Eles se comprometeram a aguardar uma posição do Incra e a não interferir no parque", relatou o gerente-executivo.
Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre a vistoria no acampamento seguinte. De acordo com Werle, a proteção do Cristalino requer ações "muito fortes" de fiscalização. "É um problema sério. Há vários trechos degradados, outros onde a retirada da madeira é recente".
Somando 184 mil hectares em duas áreas contíguas, o Cristalino foi criado em 9 de junho de 2000 e ampliado por meio dos decretos estaduais n 1471/00 e 2628/01 e a Lei estadual no 7.518/01. No ano passado, um Plano de Manejo revelou que ali está concentrada a mais rica amostra de biodiversidade da Amazônia.
São pelo menos 515 espécies de aves, 43 de répteis, 29 de anfíbios, 36 de mamíferos e 16 espécies de peixe de valor comercial e esportivo. Na área coexistem ambientes como floresta de igapó, mata de terra firme, varjões e floresta estacional.
(-Instituto Centro Vida-Cuiabá-MT e Diário de Cuiabá-MT-24/06/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.