VOLTAR

Ibama recebe estudantes e faz plantio de mudas na Mata do Buraquinho na Paraíba

Ibama - http://www.ibama.gov.br
Autor: Christian Dietrich
06 de Jun de 2012

O Ibama recebe, nesta semana do meio ambiente, a visita de grupos de estudantes do ensino fundamental, para apresentação de palestras e caminhada orientada na Mata do Buraquinho na Paraíba. Os visitantes conhecem o bioma Mata Atlântica, com a monitoria de servidores do Ibama ligados à área de Educação Ambiental, e recebem informações sobre a conservação do meio ambiente.

A Superintendência do Ibama na Paraíba é privilegiada para a prática da Educação Ambiental, pois situa-se na Mata do Buraquinho, um importantíssimo remanescente de Mata Atlântica, com 515 hectares de mata preservada no coração de João Pessoa, o que possibilita que os estudantes possam ter uma vivência nesse bioma, sensibilizando-os para a importância de conservar esse patrimônio inestimável.

Além da visitação e das palestras voltadas para a conservação do meio ambiente, com o tema "Vamos Proteger a Mata Atlântica", as atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente incluem o plantio de mudas de pau-brasil, espécie ameaçada de extinção, dada a intensa exploração durante o século XVI, que fez a árvore que dá nome ao nosso país praticamente desaparecer das florestas do litoral brasileiro.

"A visita das crianças à Mata do Buraquinho desperta o encantamento com a floresta, com a fauna e a flora, desperta a percepção de que todas as formas de vida são essenciais para a sobrevivência da espécie humana, quando uma criança planta uma árvore aqui, está plantando, junto conosco, a semente de um futuro melhor, a semente da qualidade de vida para as futuras gerações, que é uma responsabilidade de todos", avalia o superintendente do Ibama na Paraíba, Bruno Dunda.

As mudas de pau-brasil e de outras espécies de árvores também serão plantadas em algumas áreas da Mata do Buraquinho que sofreram depredação pela ocupação irregular no passado, visando a recuperação desses espaços, onde a vegetação foi danificada e ainda não se regenerou plenamente.

As visitas à Mata do Buraquinho por grupos de estudantes são realizadas durante todo o ano, por meio do Projeto Casa Verde, do Ibama na Paraíba, e podem ser agendadas por meio de contato telefônico com a Superintendência no número (83) 3244-3464.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-recebe-estudantes-e-faz-planti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.