VOLTAR

Ibama realiza soltura de animais nascidos em cativeiro no Ceará

Ibama - www.ibama.org.br
Autor: Mariangela Bampi e Izabelle Pitombeira
06 de Abr de 2010

O Núcleo de Fauna e o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas da Superintendência do Ibama no Ceará festejam uma experiência pioneira : a soltura na natureza de animais nascidos em cativeiro.

A princípio foram soltas 15 jibóias nascidas nos Zoológicos Santuário de São Francisco, localizado no município de Canindé e no Zoológico Sargento Prata , no município de Fortaleza . A área escolhida para a soltura é cadastrada no Projeto ASAS - área de soltura de animais silvestres e oferece todas as condições para seu desenvolvimento ,apesar de sabermos que sobrevivem, em ambiente natural, cerca de 20 % dos animais , segundo a bióloga do Zoo SAntuario de São Francisco, Alecsandra Tassoni que atribui a predação natural como um dos motivos para a baixa.

Esta parceria entre Ibama e Zoológicos muito contribui para a preservação da biodiversidade. A idéia é aumentar o numero de espécies nascidas em cativeiro que poderão fazer o repovoamento de áreas com perda de populações.

A principal vocação dos zoológicos, além da reprodução, é a educação ambiental, pesquisa e lazer . Eles são grandes parceiros também na recepção e guarda de animais advindos do trafico ilegal, dos maus tratos e de entregas espontâneas quando os mesmos não têm condições de retornar a natureza.

O zoológico Sargento Prata possui uma área de mais de quatro hectares e a média de visitantes é de 20 mil pessoas por mês. Ele abriga mais de 300 animais em 35 recintos.

Já o Zoológico Santuário de São Francisco nasceu de maneira inusitada. No início da década de 70, devido a necessidade de alojar os animais trazidos pelos romeiros que visitavam a cidade de Canindé, como presente aos padres franciscanos. Muitos desses animais eram silvestres e necessitavam de cuidados especiais. Por esse motivo, naquela época, foi criado um pequeno zoológico. Com o tempo foi ampliado e, posteriormente, mudou de local e hoje conta com a ajuda dos devotos e benfeitores. O Zôo já recebeu vários animais apreendidos pelo Ibama como duas leoas, tucanos, araras canindé , papagaios, guarás entre outros. Um dos mais ilustres moradores do estabelecimento é o Urso Dimas, um urso pardo apreendido pelo Ibama de um circo onde era vitima de maus tratos .Dimas ganhou no Santuário um recinto adequado e assistência de biólogos e veterinários, além de alimentação balanceada.

A equipe do zôo tem uma preocupação a mais em conscientizar a população e esclarece a todos os devotos de São Francisco, que os animais não devem ser retirados de seu habitat natural, nem mesmo para serem trazidos como doação ao Santuário. "Eles fazem parte do meio ambiente onde vivem e tirá-los da natureza significa fazê-los sofrer."

http://www.ibama.gov.br/2010/04/ibama-realiza-soltura-de-animais-nascid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.