VOLTAR

Ibama realiza Operação Tupare em Novo Repartimento

IBAMA/DF
21 de ago de 2007

O Ibama realizou no período de 06 a 18 de agosto nos municípios de Tucuruí, Pacajá e Novo Repartimento, todos no Sudeste do Pará, a Operação Tupare, que contou com 8 técnicos do Ibama e 8 Policiais Militares de Marabá.

A operação tinha como finalidade o combate à exploração, o transporte, o beneficiamento de produtos e sub-produtos florestais irregulares, assim como, os desmatamentos e queimadas ilegais na região.

Ao todo, 19 autos de infração foram lavrados, gerando 3.281.562,80 em multas pelos ilícitos ambientais. Foram apreendidos 2.878,016 m³ de madeira em tora, 04 tratores, 08 motoserras, 02 armas de fogo e 01 motobomba. Somente em Novo repartimento, 11 serrarias foram embargadas por diversas irregularidades e tiveram suas máquinas lacradas.

No final da operação, a equipe também conseguiu identificar que apesar do município de Novo Repartimento ter sido constatado um aumento de 446 km² de desmatamento só no ano de 2006, hoje ele conta com apenas 05 focos de calor detectados pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal - PROARCO do Ibama, que não chegam a persistir por mais de 36 horas seguidas.

Com isso, pode-se concluir que muitas dessas áreas não são desmatadas pela ação dos incêndios florestais em si, em virtude do município nem se encontrar em estado de alerta.

Nele, podemos encontrar apenas 01 PMFS - Plano de Manejo Florestal Sustentável e 01 APA Área de Proteção Ambiental. Em contrapartida, foram verificados 22 projetos de assentamentos na região, que totalizam aproximadamente 451.588 hectares dentro do município.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.