VOLTAR

Ibama pune empresa que poluiu rios no Pará

O Globo, O País, p. 15
07 de Jun de 2011

Ibama pune empresa que poluiu rios no Pará
Multa aplicada é de R$ 15 milhões

Evandro Corrêa

MARABÁ (PA). Agentes do Ibama multaram em R$ 15 milhões a empresa de Transportes Bertolini Ltda, acusada de poluir com cerca de mil litros de óleo os rios Tapajós e Amazonas no município de Santarém, no oeste do Pará, a 1.520 quilômetros de distância da capital, Belém. A punição foi decidida na sexta-feira.
O vazamento do combustível ocorreu em 31 de março durante uma operação de manutenção no empurrador E/M Bertolini XLII, de propriedade da empresa. Além de provocar danos ao meio ambiente, o acidente também levou a prejuízos à população ribeirinha da região por causa da contaminação da água e de peixes.
O óleo derramado, de acordo com laudo do Ibama, se espalhou por uma área de 378,7 hectares ao longo dos rios. Os danos ambientais atingiram tanto as margens direitas do Tapajós e Amazonas como a várzea e o Lago Maicá, considerado de preservação ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente. A pesca e o consumo de água das comunidades ribeirinhas de Bom Jardim e Murumurutuba também foram prejudicadas pela poluição.
O Ibama ainda considerou falho o Plano de Contingência e Emergência da empresa. Segundo o laudo que subsidiou a aplicação da multa, o "Relatório de Ações de Resposta a Vazamento de Óleo", por exemplo, era pobre em informações e não descrevia de forma detalhada os procedimentos a serem adotados em casos de acidente. A Transportes Bertolini Ltda tem 20 dias para recorrer da autuação do Ibama.

O Globo, 07/06/2011, O País, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.