VOLTAR

Ibama lança projeto para salvar a caatinga

O Globo, O País, p.13
26 de Abr de 2006

Ibama lança projeto para salvar a caatinga

Letícia Lins

A caatinga, considerada único bioma exclusivamente brasileiro, perde por ano 350 mil hectares de vegetação nativa e poderá chegar a 2010 com apenas 30% de áreas remanescentes de suas matas, caso seja mantido o atual ritmo de exploração. Segundo o Ibama, só em Pernambuco o que se extrai da vegetação sertaneja anualmente equivale a 267 mil caminhões carregados de lenha.
Segundo o superintendente do Ibama no estado, João Arnaldo Novaes, 97% de todo o consumo de produtos ou subprodutos florestais provenientes da caatinga têm origem em extração ilegal ou clandestina de espécies nativas da região, muitas delas ameaçadas de extinção.
De acordo com o Ibama, 30% da matriz energética das indústrias instaladas no Nordeste é à base de lenha, e desta praticamente 100% tem origem no bioma comum ao agreste e sertão nordestinos.
Segundo o órgão, 80% dos ecossistemas originais da caatinga já estão ocupados ou explorados pelo homem. Para controlar o consumo de produtos florestais e combater o desmatamento, o Ibama anunciou ontem a Operação Mata Nativa. O plano será lançado hoje em Petrolina (PE), como parte das comemorações da semana e do dia da caatinga, na próxima sexta-feira. Foi anunciada, também, a criação da Floresta Nacional, a primeira com espécies exclusivas da caatinga. Ela ficará no município de Serrita (PE).

O Globo, 26/04/2006, O País, p.13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.