VOLTAR

Ibama lança o Plano de Manejo da Flona do Jamarí

Ibama
18 de Out de 2005

O diretor de Florestas do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Antônio Carlos Hummel, vai entregar oficialmente o Plano de Manejo da Floresta Nacional do Jamarí à comunidade de Itapoã do Oeste, em Rondônia, na próxima quinta-feira (21). No mesmo dia acontecerá também a divulgação da agenda 21 do município que foi elaborada com o apoio e orientação dos técnicos do Ibama, além da exibição de documentário produzido pela diretoria.

Exemplares da publicação do Plano de Manejo da Floresta Nacional do Jamarí serão entregues aos membros do Conselho Consultivo da Flona, à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Dentro do novo modelo de gestão implementado pela Diretoria de Florestas, a construção do Plano de Manejo se dá mediante a participação dos segmentos sociais do município onde a Flona está inserida.

Técnicos do Ibama e representantes da comunidade discutem interesses e conflitos, definem prioridades e estabelecem o plano para o manejo responsável dos recursos florestais. Após análise, o documento segue ainda para aprovação e assinatura do presidente do Ibama. A sociedade acompanha a execução do Plano de Manejo por meio de seus representantes que compõem o Conselho Consultivo da Flona.

A Diretoria de Florestas também produziu o documentário, Jamarí – Um Novo Caminho para a Floresta, que mostra como se deu a participação social na construção do Plano de Manejo. O filme foi lançado no I Festival Latino-Americano de Vídeos Ambientais e será exibido pela primeira vez em Itapoã do Oeste. (Ibama - 18/10/05)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.