VOLTAR

Ibama encontra casa improvisada no Parque da Floresta da Tijuca

O GLOBO
Autor: Fernanda Pontes
14 de Jan de 2008

Fiscais do Ibama encontraram na segunda-feira um casa improvisada dentro do Parque Nacional da Tijuca, perto das margens do Rio Carioca. Sob uma lona de seis metros de comprimento havia uma espécie de acampamento hippie com livros esotéricos, cachimbos para fumar maconha, fogareiro, colchão e panelas. Ninguém foi preso. Um grupo de dez pessoas fez uma incursão na mata até encontrar o acampamento, mas não havia ninguém no momento da apreensão.

Esta foi a quarta ocupação ilegal encontrada na unidade em cinco dias. Um antiga construção, que ficava próxima ao trilho do trenzinho do Corcovado, foi demolida porque vinha sendo usada como moradia. As operações continuam esta semana. Foi a quarta ocupação ilegal encontrada na Floresta da Tijuca em cinco dias

As invasões são uma ameaça ao parque, segundo o diretor da unidade, Ricardo Calmon. Além de produzir lixo numa área de proteção ambiental, a ocupação irregular facilita o desmatamento e a favelização. Além de ocupações irregulares, fiscais do Ibama encontram no ano passado um templo religioso improvisado em outra localidade da floresta, próximo à Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Outra preocupação da direção do parque é em relação aos caçadores, que acampam na mata para tentar capturar aves, macacos e quatis, que depois são vendidos em feiras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.