VOLTAR

Ibama e PF fecham maior criatorio de animais de SP

OESP, Vida, p.A21
01 de Set de 2005

Ibama e PF fecham maior criatório de animais de SP
José Maria Tomazela
Uma operação do Ibama de São Paulo com a Polícia Federal fechou ontem em Juquiá, no Vale do Ribeira, um dos maiores criatórios de animais silvestres do Estado. Cerca de 250 animais, a maioria aves, entre elas 54 araras e 10 papagaios-da-cara-roxa, ameaçados de extinção, foram apreendidos.
O criatório Vale dos Colibris, do comerciante Luiz Gattaz Maluf, teve cassada a licença para criar animais da fauna brasileira. O Ibama constatou irregularidades no manejo, comercialização e tratamento. Os espécimes foram levados para a sede do órgão em Iguape e seguem depois para zoológicos e outros criatórios que possam recebê-los.
O Vale dos Colibris tem 20 anos e era considerado modelo, mas nos últimos anos apresentou irregularidades. Em vistorias realizadas em abril, os técnicos do Ibama acharam aves não declaradas, escondidas sob uma cama, e animais envenenados por raticidas, além de constatarem a venda irregular de espécimes. Foram aplicadas quatro multas entre R$ 3 mil e R$ 5 mil e o Ibama decidiu pedir a cassação do registro do criatório.
A apreensão é uma das maiores feitas no Estado. Os funcionários, que tratavam os animais, foram apanhados de surpresa. Maluf, que é dono de uma loja de peixes e aves ornamentais em São Paulo, não foi localizado.

OESP, 01/09/2005, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.