VOLTAR

Ibama e Pará firmam pacto

Ministério do Meio Ambiente-Brasília-DF
12 de Ago de 2003

O Ibama e o governo do Pará firmaram um pacto de cooperação técnica para buscar mecanismos que atendam aos interesses da sociedade da Amazônia. O acordo foi assinado na semana passada entre o presidente do Ibama, Marcus Barros, e o governador do Pará, Simão Jatene. A cooperação será efetivada por intermédio da Câmara Técnica Intersetorial, formada por 17 instituições estaduais, organizações não governamentais (ONG) e órgãos federais como IBAMA, INCRA, EMBRAPA e Bancos do Brasil e da Amazônia (BASA). A Câmara Intersetorial deverá mediar e deliberar sobre conflitos florestais, fundiários e ambientais

Marcus Barros expressou o pensamento da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, para que se estabeleça de forma urgente um novo tratamento para a questão florestal e fundiária no estado. Segundo o gerente executivo do Ibama no Pará, Marcílio Monteiro, a falta de regularização fundiária de áreas requeridas para planos de manejo de florestas tem sido o grande obstáculo para a aprovação de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.