VOLTAR

Ibama doa mogno apreendido para Arquidiocese de Aparecida (SP)

Ibama -Brasília-DF
28 de Jun de 2002

Doação transforma um crime ambiental em benefício para a sociedade

A Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo, recebeu nesta quinta-feira (27/06), 845,916 metros cúbicos de mogno apreendidos pelo Ibama no Pará. A madeira, em toras, está avaliada em R$ 253.800,00 (duzentos e cinqüenta e três mil e oitocentos reais) e será destinada para uso nas obras sociais da Igreja.

A solenidade de doação, realizada no gabinete da presidência do Ibama, contou com as presenças do ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, do presidente do Ibama, Rômulo Mello, do arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, do padre Darcy Nicioli, administrador do Santuário de Aparecida, dos diretores do Ibama, Humberto Candeias, Luciano Menezes e Roberto Wiemer e do deputado Federal, Salvador Zimbaldi, do PSDB/SP.

Durante a assinatura do termo de doação o ministro José Carlos Carvalho afirmou que o trabalho que o Ibama vem fazendo, de combate ao corte ilegal de mogno, é fundamental. "Conta com integral apoio do Ministério do Meio Ambiente e do presidente Fernando Henrique Cardoso, que já se manifestou claramente a respeito da importância de um trabalho vigilante de controle e fiscalização ilegal de madeira. O Ibama continuará tendo o integral apoio do Ministério, e meu pessoalmente, para fazer cessar essa exploração ilegal que é um absurdo, uma desconsideração e um acinte à cidadania brasileira".

Já o presidente do Ibama, Rômulo Mello, disse que há algum tempo o Ibama vem buscando dar um destino mais significativo para essa madeira apreendida. Recentemente a questão foi discutida com o programa Comunidade Ativa e se viabilizou as casas populares construídas com madeira apreendida. Agora nós tivemos a oportunidade de poder ajudar a mobiliar a igreja e as obras sociais e também na formação dos jovens, que está sendo feita pela Arquidiocese. Assim estamos ajudando tanto a igreja quanto a questão social na região. Então estamos transformando o que é resultado de depredação, de crime ambiental, em benefício para a sociedade. Este é um desafio muito importante", comentou.

Utilização da madeira

Para a concretização da doação a Arquidiocese apresentou um plano de utilização da madeira, explicando que realiza muitas obras sociais junto a crianças, adolescentes, idosos e a peregrinos, atendendo a sete milhões de romeiros/ ano e por causa disso tem grande necessidade de móveis e, principalmente, bancos para uso no próprio templo. As toras, ao serem transformadas em madeira serrada, corresponderão a aproximadamente 450,000 metros cúbicos, que serão utilizados para a confecção de mobiliário e bancos, na própria arquidiocese, que mantém um atendimento profissionalizante à cerca de 400 adolescentes, na cidade de Aparecida. As toras, num total de 921, estão armazenadas no Pará, sendo 201 na cidade de Conceição do Araguaia e 720 no município de Redenção. O custo relativo ao transporte da madeira para o local de beneficiamento ocorrerá por conta da Arquidiocese de Aparecida.

Segundo Dom Aloísio Lorscheider, a doação da madeira é importante, não só para a Igreja, como também para o povo. "O santuário é uma obra de grande envergadura e que não apenas evangeliza no sentido próprio da palavra, mas também forma o nosso povo brasileiro. Os conceitos de educação que nós transmitimos são muito importantes. É uma verdadeira formação cívica. Então esta doação de fato vai reverter em bem para o nosso povo brasileiro", declarou o arcebispo

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.