VOLTAR

Ibama do AM flagra madeireiros transportando toras em jangadas

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
19 de Abr de 2009

Uma fiscalização do Ibama apreendeu, na última quinta-feira (16), 600 metros cúbicos de madeira retirada de um dos locais mais preservados da Amazônia. O material estava sendo transportado em forma de jangadas: os troncos eram colocados na água, presos entre si e puxados por um barco. O volume confiscado equivale a 35 caminhões carregados.

Segundo investigações do órgão ambiental, a madeira foi cortada na Reserva Biológica de Abufari, e foi transportada por centenas de quilômetros pelos rios Purus e Solimões até Manacapuru, onde seria serrada. Como os madeireiros fugiram, não chegaram a ser autuados pelo Ibama.

Na época das cheias dos rios o transporte de madeira em jangadas é mais comum. Em geral, as árvores são cortadas no período da vazante, e se espera até a época das chuvas para retirar as toras com mais facilidade.

Em nota, o Ibama informou que pretende doar o material apreendido para a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Manaus. O objetivo é que a madeira seja usada na construção de casas para as vítimas das enchentes, que já deixaram milhares de desabrigados na Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.