VOLTAR

Ibama diz que libera Santo Antônio em 2008

FSP, Dinheiro, p. B16
13 de Dez de 2007

Ibama diz que "libera" Santo Antônio em 2008

Marta Salomon
Da sucursal de Brasília

O Ibama, órgão de licenciamento ambiental do governo, deverá autorizar o início das obras da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), até o início do segundo semestre do ano que vem, antes do período de chuvas na região, previu o diretor de licenciamento e presidente em exercício do instituto, Roberto Messias.
Não há, no entanto, previsão para o licenciamento das demais usinas na Amazônia que o governo pretende levar a leilão depois da usina de Jirau, também no rio Madeira.
Apenas na semana passada, a usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), teve definido o termo de referência, que orienta a confecção do estudo de impacto ambiental.
Os demais empreendimentos estão ainda mais distantes de concluir a primeira etapa do licenciamento -preliminar para o leilão.
Messias disse que a concessão de licença de instalação para a usina de Santo Antônio não vai demorar mais do que seis meses se o consórcio Madeira Energia, vencedor do leilão, apresentar o projeto básico ambiental da obra "bem feito, redondo".
O porta-voz do consórcio e diretor de investimentos da empreiteira Odebrecht, Irineu Meirelles, disse que o pedido de autorização para o início das obras será apresentado ao Ibama em janeiro. A intenção do consórcio é antecipar para maio de 2012 o início do funcionamento das primeiras das 44 turbinas da hidrelétrica.
A energia extra gerada entre maio e dezembro de 2012 seria vendida a grandes consumidores, no mercado livre, por um preço maior do que o negociado com as distribuidoras (R$ 78,87 por MWh).
Essa diferença teria sido considerada no lance que liquidou o leilão de Santo Antônio em apenas sete minutos, com 35% de deságio em relação ao teto da tarifa estabelecido pela Aneel.
O Ibama disse que está reforçando a diretoria de licenciamento para tentar reduzir em até 60% o período de tramitação dos processos.

FSP, 13/12/2007, Dinheiro, p. B16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.