VOLTAR

Ibama devolve caranguejos a manguezais na Paraíba

OESP, Vida, p. A17
07 de Fev de 2012

Ibama devolve caranguejos a manguezais na Paraíba

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Paraíba apreendeu e devolveu a manguezais do Estado 2.268 caranguejos-uçá em janeiro, quando ocorrem os dois períodos de reprodução dos animais.
A captura, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e o comércio do crustáceo são proibidos nesse período. Na Operação Uçá, como é conhecida, foram fiscalizados dezenas de comércios e mangues. Menores foram flagrados capturando os animais em uma unidade de conservação.
A captura e o comércio do caranguejo-uçá são atividades de grande importância econômica e fonte de sustento para milhares de pessoas no litoral. O respeito aos períodos de reprodução do animal é essencial à manutenção tanto das populações de caranguejos quanto do meio de sustento de muitas famílias.
As pessoas e as empresas que atuam na cadeia produtiva do caranguejo-uçá devem declarar os estoques que possuírem ao Ibama na véspera de cada período de proibição. Os estabelecimentos flagrados desrespeitando a legislação estarão sujeitos à apreensão dos caranguejos e uma multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil.

OESP, 07/02/2012, Vida, p. A17

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ibama-devolve-caranguejos-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.