VOLTAR

Ibama destrói 9 madeireiras clandestinas que retiravam madeira de terras indígenas no Amazonas

G1 Amazonas - https://g1.globo.com
Autor: Fábio Diniz
03 de Nov de 2023

Instituto descobriu que das 26 madeireiras instaladas no entorno de Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré , 11 atuavam sem autorização.
Por Fábio Diniz, Rede Amazônica

03/11/2023 10h07 Atualizado há um mês

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu 9 madeireiras clandestinas no Sul Amazonas. Segundo a instituição, as empresas estavam explorando madeira em terras indígenas.

O instituto descobriu que, das 26 madeireiras instaladas no entorno de Santo Antônio do Matupi, distrito do município de Manicoré , 11 atuavam sem autorização.

"A gente está fazendo uma ação de fiscalização em indústrias madeireiras que estão explorando madeira ilegal nas terras indígenas, áreas protegidas federais. A gente fez um levantamento e constatamos um grande número de madeireiras trabalhando ilegalmente, sem nenhum tipo de licenciamento", afirmou Givanildo Lima, agente do Ibama.

Uma das madeireiras ilegais estava equipada com duas serrarias e tinha capacidade de cortar e organizar, em média, 100 metros cúbicos de madeira em tora. A quantidade é suficiente para carregar seis caminhões por dia.

O Ibama também investiga as madeireiras que têm licença para funcionar. Os agentes descobriram que algumas delas fingiam que a madeira explorada era de planos de manejos autorizados. No entanto, conforme as investigações, as empresas estavam explorando ilegalmente terras indígenas do povo Tenharim.

Durante a operação, agentes Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encontraram toras de madeiras enterradas, além de caminhões e serrarias móveis escondidas na mata.

O Ibama não divulgou os nomes das empresas nem das pessoas suspeitas de cometerem os crimes.

A operação deve continuar até o dia 8 deste mês.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/03/ibama-destroi-9-mad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.