VOLTAR

Ibama desmonta serrarias no Pará

O Globo, O País, p. 4
20 de Mar de 2008

Ibama desmonta serrarias no Pará
Empresas com madeira ilegal têm máquinas apreendidas

Ronaldo Brasiliense

BELÉM. O Ibama iniciou ontem uma inédita ação de desmonte de serrarias flagradas com madeira sem procedência sustentável no município de Tailândia, a 235 quilômetros de Belém. A ação faz parte da operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento.

A primeira madeireira desmontada pelo Ibama, com o apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), foi a Santo André, que funcionava em plena zona urbana de Tailândia sem licença ambiental, e não tinha comprovação sobre a origem da madeira apreendida em seus pátios, inclusive centenas de toras descobertas e enterradas em montanhas de serragem.

Todo o maquinário da serraria foi levado para um depósito da Sema. A idéia da fiscalização do Ibama, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, é passar o trator por cima das instalações da serraria.

- O impacto significativo da operação vai além da multa. O Ibama paralisa a atividade madeireira ilegal e a PF responsabiliza criminalmente os responsáveis - observa o coordenador do Ibama, Bruno Versiani.

A operação Arco de Fogo, com a participação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança, já contabiliza um total de R$ 9 milhões em multas, aplicadas por um volume de 16,4 mil metros cúbicos de madeira apreendida sem documento legal de origem.

O Globo, 20/03/2008, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.