VOLTAR

Ibama conclui expedição no Amapá para mapear diversidade biológica

Ambiente Brasil
Autor: Fonte: Rosângela Ramos / Rádio Nacional da Amazônia
02 de Dez de 2006

Com o objetivo de coletar dados da diversidade biológica existente em uma das regiões de mais difícil acesso do Amapá, o Ibama realizou, de 7 a 30 de novembro, a segunda expedição à área norte da Reserva Biológica do Lago Piratuba.

De acordo com a analista ambiental do Ibama do Amapá, Miriam Lucateli, as informações obtidas irão subsidiar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, em fase de elaboração, que vai determinar as atividades permitidas no interior e entorno da área protegida, orientando sobre o uso e manejo dos recursos naturais.

Lucateli explica que essa expedição teve como objetivo conhecer a área da reserva, fazer levantamento de dados, coletas e pesquisas para conhecer melhor a área e subsidiar a elaboração do plano de manejo da reserva do Lago Piratuba. Segundo a analista, entre as espécies pesquisadas, estão mamíferos, insetos, aves e morcegos, incluindo levantamentos de espécies de samambaias e avencas.

Como a unidade abriga diversos lagos em seu interior, estão sendo desenvolvidos estudos sobre a qualidade da água e as espécies que se desenvolvem em ambientes aquáticos ou vivem parte de seu ciclo biológico em substratos, como caranguejos, camarões e lavras de insetos, bem como pesquisas sobre algas, lavras de peixes e peixes.

Na área de répteis, foi incluída a realização de um censo sobre os jacarés. Também serão analisados aspectos da geologia e da geomorfologia da região. Esses resultados vão constar no plano de manejo da reserva, que será utilizado para desenvolver estratégia de melhor proteger e manejar os recursos existentes. Os resultado dos estudos e levantamentos dessa expedição serão divulgados no decorrer de 2007 e o plano até o final do próximo ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.