VOLTAR

Ibama atualiza Guia de Monitoramento da Biota Marinha para pesquisas sísmicas

Ibama - https://www.ibama.gov.br
Autor: Ibama
01 de Nov de 2018

Ibama atualiza Guia de Monitoramento da Biota Marinha para pesquisas sísmicas
01 de Novembro de 2018, 21h03

Brasília (01/11/2018) - O Ibama publicou nova versão do Guia de Monitoramento da Biota Marinha em atividades de pesquisas sísmicas. O documento é uma revisão de manual publicado em 2005 e estabelece as medidas mitigadoras necessárias para proteção da fauna marinha durante a realização de pesquisas sísmicas marítimas. A revisão é resultado da evolução do conhecimento científico e do acompanhamento, nos últimos 13 anos, da execução das diretrizes estabelecidas para processos de licenciamento ambiental.

O Guia de Monitoramento estabelece procedimentos para controlar e reduzir o impacto da pesquisa sísmica sobre mamíferos e quelônios marinhos, e tem o objetivo de orientar empreendedores e seus contratados a implementar adequadamente as medidas mitigadoras e de monitoramento. Entre elas, destaca-se a observação de animais ao redor da fonte sísmica, com possível interrupção temporária da atividade, caso seja detectada a presença de indivíduos na zona de exclusão estabelecida.

A revisão também incorpora orientações para o monitoramento acústico passivo (MAP), que tem a finalidade de detectar sons emitidos por cetáceos, como baleias e cachalotes, nas proximidades da fonte sísmica, além de interromper a atividade em caso de aproximação desses animais.

Entre as inovações trazidas pela revisão há planilhas de registro que facilitam a incorporação das ocorrências de fauna em bancos de dados de biodiversidade.

O novo Guia de Monitoramento da Biota Marinha está disponível no site do Instituto:

Guia de monitoramento da biota marinha em atividades de aquisição de dados sísmicos

https://www.ibama.gov.br/noticias/436-2018/1764-ibama-atualiza-guia-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.