VOLTAR

Ibama apreende mais de 30 pássaros em Marataízes

IBAMA - www.ibama.gov.br
Autor: Luciana Carvalho
16 de Jul de 2008

Uma operação de fiscalização do Ibama apreendeu na manhã de hoje mais de 30 pássaros no Município de Marataízes, litoral sul do Espírito Santo. As denúncias foram feitas pela Linha Verde, central de denúncias anônimas de crimes ambientais do órgão.

As apreensões ocorreram em seis residências e a operação segue por toda esta tarde. Diversas denúncias foram feitas na região. Entre as espécies de pássaros apreendidos se encontram Colero, Sabiá do Mato, Canário da Terra, Melro, entre outras.

Nenhuma destas espécies é considerada ameaçada de extinção, mas os analistas ambientais do Ibama alertam que a procura destes pássaros e sua retirada desordenada da natureza, os colocam em situação delicada e de risco eminente de extinção.

Os proprietários dos pássaros não tinham registro no Ibama para sua criação. Por tanto, além da apreensão os responsáveis pelos animais foram multados em quinhentos reais por cada espécime, totalizando R$ 15 mil em multas aplicadas.

Os pássaros apreendidos serão encaminhados para o Projeto Cereias, no Município de Linhares, onde irão passar por um processo de reintegração ao meio ambiente.

Segundo o coordenador da Operação, José Ronaldo Pinheiro Costa, as ações de fiscalização de fauna serão realizadas ao longo de todo o segundo semestre de 2008.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.