VOLTAR

Ibama apreende 322 animais silvestres mantidos em cativeiro no interior de Unidade de Conservação em SC

Ibama - http://www.ibama.gov.br/
Autor: Assessoria de Comunicação do Ibama
17 de Dez de 2019

Ibama apreende 322 animais silvestres mantidos em cativeiro no interior de Unidade de Conservação em SC

Brasília (17/12/2019) - O Ibama, em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as polícias Militar Ambiental e Civil e órgãos locais, apreendeu 322 animais silvestres mantidos em cativeiro irregular no interior de uma Unidade de Conservação (UC) em Itapema (SC). A ação foi realizada na última sexta-feira (13/12). No local também foram encontrados uma carcaça de tatu, armamentos, munições e equipamentos de captura que evidenciam a prática de caça.

Cento e cinquenta passeriformes nativos recém-capturados foram devolvidos imediatamente à natureza. Entre as espécies encontradas durante a ação fiscalizatória há corrupiões, tico-tico-rei-cinza, saíra, beija-flor, pixoxó, tiê-sangue e sabiá-cica.

A investigação aponta que a somatória das multas a serem aplicadas contra o responsável pelo cativeiro pode ultrapassar R$ 500 mil. A quantidade de animais ameaçados de extinção identificados no local e o funcionamento do cativeiro em uma UC são os principais agravantes.

Além das punições em âmbito administrativo, aplicadas pelo Ibama em razão de ilícitos ambientais, o infrator foi preso pela Polícia Civil por violência doméstica contra a esposa.

A Operação Fauna ameaçada foi realizada nos municípios catarinenses de Florianópolis e Itapema.

http://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/2098-ibama-apreende-322-anima…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.