VOLTAR

IAT autoriza reabertura de quatro Unidades de Conservação, no Paraná

G1 - https://g1.globo.com/
10 de Out de 2021

Foram reabertos os parques estaduais de Ibiporã, Mata São Francisco, Campinhos e Estação Ecológica do Caiuá. Locais estavam com restrições de visitação.

O Instituto Água e Terra (IAT) autorizou a reabertura de quatro Unidades de Conservação (UCs) do Paraná, que estavam com restrições de visitação para atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios.

Dessa forma, o estado passa a contar com 24 espaços abertos ao público. Veja abaixo.

Conforme a portaria que liberou o acesso aos parques, também fica estabelecido o retorno de 100% da capacidade de visitação nas unidades.

Parques estaduais reabertos

Parque Estadual de Ibiporã, no norte;
Parque Estadual Mata São Francisco, em Cornélio Procópio, também no norte;
Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba;
Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte, no noroeste.
Os horários de funcionamento e as informações sobre a capacidade de carga de cada unidade estão disponíveis pela internet.

Conforme a portaria, as unidades podem funcionar das 8h às 17h. Entretanto, os bebedouros permanecem interditados e continuam proibidos os acampamentos, fogueiras e o comércio nas dependências dos parques.

Durante o feriado prolongado, as Unidades de Conservação liberadas para visitação abrem todos os dias, até mesmo na terça-feira (12), quando normalmente ficam fechadas para manutenção.

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ainda é obrigatório o uso de máscaras nos parques e o limite de capacidade deve ser respeitado.

O diretor alerta ainda sobre a entrada nas unidades, que deve ser feita apenas pela portaria oficial.

O IAT informou que apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/10/10/iat-autoriza-reabertu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.