VOLTAR

Ianômami teve melhora

A Crítica de Manaus - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=309389
30 de Abr de 2009

O boletim médico do Hospital da Criança Dr. Fajardo de ontem informou que a menina indígena hospitalizada na unidade teve uma melhora em seu quadro de saúde. Segundo a diretoria do hospital, ela foi transferida da unidade de terapia intensiva para a semi-intensiva.

A menina também não tem mais problema pulmonar. Ela não está mais respirando com ajuda de uma máscara especial. Usa apenas com um cateter de oxigênio, que não é entubado em seu nariz. A menina, contudo, ainda é alimentada por meio de uma sonda. Ainda não há data certa para sua alta. A previsão é que ela tenha condições de ser transferida para o hospital de Santa Izabel do Rio Negro em, aproximadamente, dez dias.

A garota da etnia ianomâmi está em Manaus desde setembro do ano passado, para onde veio para tratamento inicial de hidrocefalia. Na capital, um laudo apontou que ela sofre, na verdade, de hidroanencefalia. Há poucas chances de cura para esta doença. Ontem, segundo informações do Ministério Público Federal, o Juizado da Infância e da Juventude ainda não havia se manifestado sobre o arquivamento do processo que mantém a garota em Manaus.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.