VOLTAR

I Seminário de Universitários Indígenas acontece de 1o a 3 de junho

Radar 64 http://radar64.com/index.html
24 de Mai de 2018

Buscando promover a formação de lideranças jovens para dar continuidade a jornada de lutas dos anciões indígenas e colocar em prática o conhecimento adquirido no ensino superior, será realizado, de 01 a 03 de junho, na aldeia pataxó Barra Velha, em Porto Seguro, o I Seminário de Universitários Indígenas da Bahia.

Com o tema Muká Mukaú (Unir e reunir), o congresso deve reunir mais de 300 estudantes indígenas que possam contribuir para o desenvolvimento social do seu povo, seja da luta interna ou externa de suas comunidades.

"O Seminário terá característica voltada aos povos indígenas, entendendo que muitos compartilham da mesma trajetória de luta. Portanto, apesar de estar sendo realizado em território pataxó, é aberto a contemplar a diversidade cultural dos estudantes indígenas pertencente aos diferentes povos que existem na Bahia", informou o coordenador técnico do evento, Ibuí Pataxó.

A programação do evento conta com apresentação de anciões falando sobre a trajetória de luta indígena na Bahia, troca de experiências entre anciões e universitários e apresentações culturais.

Ibuí informou ainda que a meta do encontro é promover um diálogo de forma unificada para os territórios indígenas, realizando discussões objetivas no que se diz respeito a todas as demandas das comunidades, como educação, saúde, território, segurança, economia, esporte, lazer, políticas publicas e partidárias.

O seminário é uma iniciativa dos estudantes indígenas da Bahia, com o apoio do governo do Estado.

http://radar64.com/noticia/encontro-reune-universitarios-indigenas-em-b…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.