VOLTAR

I Feira de Iniciativas Socioambientais apresenta trabalhos de conservação da Bacia do Xingu

Amazonia.org - www.amazonia.org.br
17 de out de 2008

I Feira de Iniciativas Socioambientais apresenta trabalhos de conservação da Bacia do Xingu

Acontece em Canarama, no Mato Grosso, desde ontem (16) até o dia 18 de outubro a mostra de iniciativas sociambientais desenvolvidas pelas etnias Kaiapó, Ikpeng, Xavanate, Panará, Kisêdjê, Yudjá, Kaiabi e Kumayurá. Serão apresentados projetos de enriquecimento de quintais e pomares, coleta, beneficiamento e venda de sementes de espécies de árvores nativas, apicultura, artesanato e resgate da alimentação tradicional, dentre outros.
A iniciativa faz parte da campanha Y Ikatu Xingu, lançada há quatro anos pelo Instituto Sociambiental (ISA), para a conservação dos recursos naturais da Bacia do Xingu, em especial a restauração das matas ciliares.
O programa do ISA desenvolve um trabalho de capacitação de jovens para o manejo dos recursos naturais no Parque Indígena Xingu (PIX). Os cursos e oficinas foram realizados com a perspectiva de coletar e beneficiar sementes florestais para serem plantadas em áreas das próprias comunidades. Durante a Feira, os Yudjá irão mostrar os resultados desse trabalho, que já coletou neste ano 286 quilos de sementes de 244 espécies, além de apresentarem seu projeto de banco de variedades de mandioca.
O Manejo da queixada será apresentada pelos Xavante, que depende da carne dos animais silvestres para sua sobrevivência e cultura, e a queixada é uma das espécies preferidas. Os trabalhos desenvolvidos com o produto tinham como objetivo realizar o manejo sustentável de caça de caça de queixadas no território para promover a conservação do cerrado e da cultural tradicional desse povo. Foram feitos estudos sobre a ecologia da queixada com técnicas de rastreamento e radiotelemetria, unindo conhecimentos tradicionais e científicos.
Serão expostos trinta e cinco estandes que irão compor a feira e distribuídos nas seguintes categorias: restauração florestal, alternativas econômicas sustentáveis, adequação socioambiental, educação socioambiental e iniciativas socioambientais dos povos indígenas.
Serviço:
I Feira de Iniciativas Socioambientais
Data: 16 a 18 de outubro
Horário: das 14 às 20 horas.
Local: Parque de Exposições Cidade Jardim

Amazônia.org, 17/10/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.