VOLTAR

Hospital da Missão Caiuá completa 47 anos

Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=276594
06 de Mar de 2010

Unidade oferece 74 leitos para atender clínica médica, obstetrícia, pediatria e recuperação de desnutridos

Hospital está em campanha para aquisição de balança mecânica

O Hospital e Maternidade "Porta da Esperança" completou ontem 47 anos de prestação de serviços à comunidade indígena de Dourados. Mantido pela Missão Evangélica Caiuá, o hospital disponibiliza atualmente 74 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento nas áreas de clínica médica, obstetrícia, pediatria e recuperação de desnutridos.
Ontem, a comunidade esteve em festa e organizou atividades culturais para comemorar os serviços prestados na Reserva Indígena. Um culto campal no pátio do hospital reuniu funcionários, pacientes e integrantes da Missão Caiuá.
Os atendimentos prestados aos indígenas incluem internações, ambulatório, raio X, ultrassonografia e odontológico. Por se tratar de uma entidade filantrópica, o hospital "Porta da Esperança" conta com parcerias para desenvolver campanhas. A arrecadação de leite em pó é uma delas. Devido o grande número de crianças na Reserva, a colaboração das pessoas na doação de leite é muito importante.
Outra campanha que também recebe colaboração da sociedade é a da "Fralda descartável". Dentre os pacientes do hospital, muitos são crianças atendidas na pediatria e no Centro de Recuperação Nutricional, conhecido como Centrinho. Atualmente 30 crianças estão recebendo tratamento em razão da desnutrição, mas nehuma está em estado crítico.
O hospital está em campanha para aquisição de uma balança mecânica. Por dia, 15 são atendidas em média, sem contar com urgência e emergência. Para atender todos os indígenas é necessário fazer a triagem dos pacientes, mas devido o estado precário da balança essa triagem tem sido feita com muita dificuldade.
MISSÃO CAIUÁ

A Missão Evangélica Caiuá é mais antiga que o hospital, fundada em agosto de 1928. Este ano completará 82 anos. Os primeiros missionários fixaram residência na aldeia, onde mais tarde seria criada a cidade de Dourados. Eles realizaram ali o primeiro culto no dia 15 de abril de 1929. Com a ajuda das igrejas, eles compraram terras ao lado da aldeia.
Os missionários da Missão Caiuá tem como sede no atendimento aos índios a cidade Dourados e mantém sete campos avançados ao lado das aldeias de Caarapó, Amambai, Taquapiry, Sassoró, Porto Lindo, Gwassuty e Campestre e nas aldeias de Jacaré, Limão Verde, Kokwe'y, Panambi e Sucury.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.