VOLTAR

Hospital consegue conciliação para salvar indígena

Capital News (MS) - http://www.capitalnews.com.br
Autor: Wendell Reis
21 de Jul de 2011

A indígena Tiele Mendes, oito anos, enfrentou um impasse durante o tratamento de um câncer no fêmur. A garota está internada há 36 dias no Hospital Regional, em Campo Grande, mas correu o risco de interromper o tratamento por questões que envolvem a cultura de sua etnia, Guarani.

A família da indígena alega que curandeiros podem salvar a vida dela e ameaçam tirá-la do hospital caso não permitam que um dos indígenas da aldeia compareçam para fazer um tratamento espiritual. Porém, após a polêmica, os médicos conseguiram conscientizar a mãe da importância da cirurgia, que caso não seja realizada, pode custar a vida de Tiele.

A informação de que a mãe já autorizou a cirurgia foi confirmada pelo médico oncologista e hematologista, Marcelo dos Santos Souza. Ele ressaltou que a indígena só tem chance de ser curada se fizer quimioterapia e amputar a perna. Segundo ele, a visita dos indígenas não é novidade no hospital, que sempre autoriza a entrada de líderes religiosos.

A visita dos curandeiros deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (21), pois os mesmos já estão a caminho do hospital. A cirurgia de Tiele ainda não tem data para ocorrer, pois os médicos aguardam o momento certo para a realização do procedimento. Atualmente, a jovem é acompanhada pelo avô, que quase não fala português.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=216237&ed=Geral&cat=Not%C3…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.