VOLTAR

Hospitais de SP recebem recursos da Funasa para atender indígenas

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
23 de Abr de 2005

O Ambulatório do Índio do Hospital São Paulo e o Instituto do Coração (Incor) irão receber da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recursos para atender a população indígena. Cada hospital vai receber R$ 25 mil por mês.

O ambulatório do Hospital São Paulo é referência em saúde indígena e atende em média 1.400 pacientes por ano.

Com o credenciamento dos hospitais paulistas, a Funasa passa a contar com cerca de 340 hospitais em todo o país para realizar o atendimento ambulatorial e hospitalar além de apoio diagnóstico.

O diretor nacional do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha, disse que os hospitais paulistas passam a oferecer um atendimento que vai se adequar aos hábitos do índio de acordo com sua etnia.

"Com esses hospitais conseguimos conquistar serviços que oferecem atendimento de alta complexidade como transplantes e neurocirurgia entre outras especialidades", explicou.

Segundo ele, os dois hospitais se tornarão referência no atendimento do índio no país como a Casa de Apoio à Saúde do Índio, localizada na capital paulista, que recebe pacientes de outros Estados.

Segundo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, o Estado de São Paulo tinha uma população de 63 mil índios distribuídos em 28 reservas indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.