VOLTAR

Homem é preso em flagrante por crime ambiental no Parque da Serra da Tiririca

O Dia Online - http://odia.terra.com.br
29 de Jan de 2009

Uma equipe de proteção do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), unidade de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria Estadual do Ambiente, em Niterói, prendeu nesta quarta-feira, em flagrante, um homem de 56 anos, conhecido como José Édio. Ele invadiu a área de reserva ambiental e instalou um rancho. Com o homem foram apreendidos uma motosserra, uma espingarda, um revolver e vários artefatos de caça, entre os quais, armadilhas e trabucos, capazes de causar a morte até de uma pessoa.

Na área invadida, na localidade do Engenho do Mato, na encosta da parque, além de um cavalo e uma vaca, a equipe encontrou ainda grandes picadas, para onde o invasor pretendia expandir um bananal, abertura de estradas e anelamento de árvores. Por esse processo é possível causar a morte da árvore de modo lento para que não seja percebido o desmatamento rapidamente.

A equipe do Inea já vinha no encalço do invasor há cerca de 10 dias. No momento da prisão, ele admitiu que sabia que estava cometendo crime ambiental e que já foi precursor de desmatamento em outras unidades de conservação no estado. Encaminhado a 77ª Delegacia, em Icaraí, Jaésio vai responder a inquérito civil, enquadrado em três artigos da Lei 9605/98 de Proteção Ambiental: uso de motosserra, crime contra a flora e dano a unidade de conservação.

A prisão ocorreu no encerramento das atividades em comemoração do bicentenário de nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos de lançamento do livro "A Origem das Espécies", quando um grupo de 40 professoras e auxiliares do Colégio Paulo Freire percorreram o Caminho Darwin, - trecho do parque percorrido pelo naturalista inglês em 1832, quando esteve no Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.