VOLTAR

Holandês que participou de invasão é expulso do País

Jornal da Tarde, p. 15A (São Paulo - SP)
19 de Mar de 1998

No ES, o governo federal ordenou ontem a saída do país do engenheiro florestal holandês Winfridus Overbeek, militante do Cimi, no prazo de sete dias. Ele foi acusado de intrometer-se ilegalmente em questões políticas internas e de incentivar os indígenas Tupiniquim e Guarani a ocupar a floresta de eucaliptos em posse da Aracruz Celulose. Ele afirmou que sua entrada na reserva indígena para prestar assistência aos índios estava autorizada pela Funai, mas o presidente do órgão considerou-a ilegal. O bispo de Colatina (ES) acredita que isso repercutirá negativamente pro Brasil no âmbito internacional.
No RS, um grupo de 500 índios da etnia Kaingang ocupou ontem 800 hectares da Fazenda Capão Bonito, em Salto do Jacuí, para exigir a demarcação de 48,7 hectares de terra a que têm direito.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.