VOLTAR

Hoje é Dia da Mentira e da Abolição do Índio

Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/
01 de Abr de 2010

O dia de hoje - 1 de abril - é marcado por duas datas comemorativas: Abolição da Escravatura Indígena e Dia da Mentira. Quase que esquecidas, as datas passam despercebidas pela população, muito embora o da mentira ainda é utilizado por algumas pessoas que aproveitam para satirizar histórias e contar 'mentirinhas'.

No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", periódico de vida temporária, lançada em 1 de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1 de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Já a escravidão no país teve início logo nos primeiros anos de colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que implantavam os primeiros núcleos de povoamento.

No começo do século XVII a escravidão indígena entrou em decadência, começando a partir daí o tráfico negreiro. A escravidão dos indígenas foi substituída pela dos negros africanos. A abolição foi assinada em 1 de abril de 1680, pela coroa portuguesa.

http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=278618

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.