VOLTAR

Histórias contadas por um índio

JB, Idéias, p. 6
13 de Dez de 2003

Histórias contadas por um índio
Daniel Munduruku se firma como um exímio contador de casos

O segredo da Chuva
Daniel Munduruku
Ática, 62 páginas
R$ 17,50

Você lembra, pai?
Global, 24 páginas
R$ 18,90

Para quem acha que a literatura infantil, hoje, se resume a bruxos, fantasmas e guerras extra-terrestres, o escritor paraense Daniel Munduruku prova que há espaço para tudo quando se trata da imaginação. Filho do povo indígena Munduruku, o autor premiado pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil revela em Você lembra, pai? e O segredo da chuva a cultura dos índios e a pureza de seus sentimentos.

Considerado pelo autor como um livro-teia, por amarrar a memória de várias gerações, Você lembra, pai? fala do elo de gratidão e amor entre pais e filhos. Pensando em seu pai, um índio velho que olhava para o horizonte só para sentir o vento batendo em seu peito, Munduruku escreveu tudo o que gostaria de ter dito a ele e o que gostaria de ouvir, um dia, de seus filhos. As ilustrações de Rogério Borges junto à prosa poética do autor atiçam a curiosidade dos pequenos leitores.

E o mesmo acontece em O segredo da chuva. Esta aventura, que parece um mito indígena, daqueles contados à beira do fogo, é na verdade resultado de anos de vivência de Munduruku nas mais diversas tribos do país.

Apesar de ser ainda um menino, o indiozinho Lua tem coragem suficiente para enfrentar os mais temíveis perigos. Arteiro e esperto, Lua reúne seus companheiros - o macaco, a onça e a capivara - para tentar solucionar o grande problema da aldeia: a falta de chuva. Muitas artimanhas acontecem até a primeira gota voltar a cair do céu.

JB, 13/12/2003, Idéias, p. 6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.