VOLTAR

Hidrelétricas são tema de debate

Gazeta do Povo-Porto Alegre-RS
27 de Out de 2005

Depois de condenar a construção de novas usinas hidrelétricas nos rios Tibagi e Iguaçu, argumentando que o Paraná é superavitário na produção de energia e não corre risco de colapsos no setor, o líder do PDT na Assembléia Legislativa, deputado Barbosa Neto, formulou apelo ao governador Roberto Requião para que promova amplo debate a respeito, usando a reunião semanal do secretariado.

"É preciso democratizar o debate sobre a real necessidade dessas usinas, que podem dizimar a fauna, a flora e privar as futuras gerações das maiores reservas de biodiversidade existentes no Brasil", afirmou Barbosa. O parlamentar lamentou que o governo estadual esteja prestes a ceder às pressões do Ministério das Minas e Energia, atentando contra o bom senso e desconsiderando até mesmo relatórios de impacto ambiental contrários às usinas. O deputado não descarta a hipótese de pedir ao Ministério Público uma intervenção para "evitar que seja desvirginado o rio Tibagi", onde estão previstas instalações de sete novas usinas nos próximos anos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.