VOLTAR

Hidrelétrica de Balbina: MPE notifica Manaus Energia

A Crítica - www.acritica.com.br
21 de Jun de 2008

O Ministério Público Estadual (MPE) notificou, ontem, a Manaus Energia a prestar informações sobre os impactos e os riscos da abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Balbina. O MPE quer saber se há riscos para os ribeirinhos e aos trabalhadores.

Somente três dias depois de iniciar a abertura das comportas da usina de Balbina é que a Manaus Energia, empresa que administra o empreendimento, notificou, oficialmente, as autoridades do Município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus).

A informação foi confirmada, ontem, pelo representante da presidência da empresa, Doly Boucinha, durante entrevista coletiva. Ontem, a Manaus Energia se comprometeu a fornecer cestas básicas e a pagar indenizações para os moradores do vale do rio Uatumã que tiveram prejuízos após a subida repentina das águas, causada pela abertura das comportas.

De acordo com Doly Boucinha, a abertura das comportas começou a ser feita no dia 13 de junho, entretanto, o ofício que alertou as autoridades de Presidente Figueiredo sobre o procedimento só foi protocolado no dia 16, ou seja, três dias depois.

Na última semana, o nível do rio Uatumã subiu mais de três metros em razão do aumento da vazão de água liberada pelas comportas de Balbina. Dezenas de casas foram inundadas, plantações foram perdidas e pelo menos mil pessoas que vivem em comunidades às margens do rio perderam a comunicação terrestre com o Município de Presidente Figueiredo.

Boucinha afirma que mesmo com a notificação atrasada, a Prefeitura de Presidente Figueiredo tinha conhecimento de que as comportas seriam abertas para regularizar o nível do lago de Balbina, que no dia 13 e junho estava em 50,99 metros

Nível
Ontem, o nível do lago desceu um centímetro (de 51,07 para 51,06) e animou os técnicos da empresa. Segundo eles, a previsão é de que as comportas fiquem abertas por pelo menos mais duas semanas.

Vistoria
Hoje, uma equipe formada por técnicos da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público Estadual (MPE) partirá de Manaus em direção a Balbina para fazer uma vistoria no local. A bordo de um helicóptero, eles irão sobrevoar a área atingida para avaliar os impactos da inundação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.