VOLTAR

Helicóptero João Donato resgata índia Manchineri de 92 anos

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/
Autor: Nonato de Souza
13 de Jan de 2010

Ela fraturou a perna em uma queda na aldeia Santa Rosa, em Assis Brasil

A tripulação do Helicóptero Comandante João Donato pousou às 14 horas desta quinta-feira, 13, no pátio do quartel do 7 BEC, procedente de Assis Brasil, onde estavam em missão de resgate.

A vítima, uma índia de 92 anos identificada por Maria Paula Manchineri, apresentava fratura no fêmur provocada pela queda de uma rede. O acidente doméstico aconteceu na segunda-feira, 10, na Aldeia Santa Rosa, distante duas horas de barco na comunidade Acuriã, localizada a 50 quilômetros de Assis Brasil, na fronteira com o Peru.

Na missão, veio como acompanhante Luzinete Gonçalves Manchineri, nora da vítima. Ela disse que a sogra estava sem assistência médica desde o dia do acidente, pela dificuldade de comunicação e transporte. O filho de Maria Paula viajou duas horas de barco até a comunidade Acuriã, de onde pediu ajuda ao escritório local da Funai, que entrou em contato com o Samu em Rio Branco.

Luzinete não conseguia esconder o contentamento com o atendimento de enfermeiros do Samu e a tripulação do helicóptero. "Eles foram atenciosos e muitos prestativos. Não tenho do que reclamar, só agradecer a todos. A viagem foi tranquila, embora eu estivesse apavorada porque nunca em minha vida havia sequer entrado num helicóptero."

Segundo o coordenador de Operações do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer/AC), Major Negreiros, essa é a 16ª missão de resgate do helicóptero João Donato desde setembro do ano passado, quando entrou em operação para atender vítimas de um acidente rodoviário em Manuel Urbano.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.