VOLTAR

Helicóptero contratado para saúde indígena desaparece em área amazônica com 3 a bordo

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/08/
17 de Ago de 2023

Helicóptero contratado para saúde indígena desaparece em área amazônica com 3 a bordo
Funai e Sesai acompanham as buscas por aeronave, ocupada por equipe responsável por inspeção de pistas de pouso em região de floresta densa

17.ago.2023 às 19h50

Um helicóptero de uma empresa contratada pelo governo federal está desaparecido desde o começo da tarde desta quarta-feira (16). Três pessoas estavam na aeronave, que decolou de uma área de densa floresta amazônica.

Até o começo da noite desta quinta (17), o helicóptero, de matrícula PR-BGF, continuava desaparecido.

Os trabalhos de busca são acompanhados pela Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde e pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

O helicóptero pertence à empresa Sagres, contratada pelo DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Amapá e norte do Pará, segundo os dois órgãos do governo federal.

No veículo estavam o engenheiro da Funai José Francisco Vieira, o comandante da aeronave, tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, e o mecânico Gabriel, conforme informação divulgada em nota pela Sesai e pela Funai.

A equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que tem 3,8 milhões de hectares e abrange o norte do Pará e o oeste do Amapá.

O parque chega à fronteira com Suriname e acompanha o limite da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, conforme o decreto de criação da unidade de conservação. Na região vivem indígenas isolados e de quatro etnias -são 2.800 indígenas ao todo, segundo levantamento do ISA (Instituto Socioambiental).

A equipe decolou de um polo base na aldeia Maritepu às 12h de quarta e deveria ter pousado em Macapá às 14h do mesmo dia.

"Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros", disse a Funai, em nota. "A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas."

A reportagem não conseguiu contato com a empresa contratada pelo DSEI.

A Força Aérea Brasileira disse que na tarde desta quinta (17), um avião SC-105 Amazonas decolou de Santarém (PA) para atuar nas buscas.

Com uso de óculos de visão noturna pela tribulação, os militares faziam sobrevoo na noite desta quinta para tentar localizar o helicóptero.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/08/helicoptero-contratado-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.