VOLTAR

Guarapiranga recebe 64 moradores por dia, diz ONG

FSP, Cotidiano, p.C7
13 de Dez de 2005

Área responsável por fornecer água a 3,7 milhões de pessoas é alvo de construções em local de preservação
Guarapiranga recebe 64 moradores por dia, diz ONG
Fabio Schivartche
Responsável pelo abastecimento de água a 3,7 milhões de paulistas, a represa de Guarapiranga está sendo invadida por uma multidão. A cada dia há 64 novos moradores instalados na região da bacia, a imensa maioria em casas construídas ilegalmente em áreas de preservação e muitas sem rede de saneamento. É um adensamento populacional que contribui para a piora da qualidade da água distribuída pelo Estado.
O diagnóstico foi divulgado ontem pela organização não-governamental ISA (Instituto Socioambiental), depois de analisar por um ano dados oficiais do governo e fotos de satélites e ir a campo conferir as imagens. Em 2000, havia 766 mil pessoas vivendo na área da bacia, que engloba a zona sul da capital paulista e outros seis municípios. É um crescimento de 37,7% em relação ao dado de 1991.
Esse aumento populacional foi muito maior do que o da cidade de São Paulo na mesma década, de 8,2%. A pesquisa avalia que os novos habitantes dessa região de mananciais não são fruto só do crescimento vegetativo, mas sim de novas invasões a áreas que deveriam ser protegidas.
"As invasões continuam e essas pessoas não dispõem de uma rede adequada de saneamento básico. Logo, o esgoto dessa multidão vai direto para a água da represa, sem o tratamento necessário", diz Marussia Whately, coordenadora do Programa Mananciais do ISA.
Com base em medições feitas nos reservatórios da Sabesp e no rio Embu-Guaçu (numa escala que vai de 10 a 100), o relatório aponta uma piora na qualidade da água que é captada e distribuída à população -num dos pontos o nível de classificação "ruim" foi ultrapassado em 2004.
Nos últimos cinco anos não houve censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas a avaliação dos pesquisadores do ISA é que a ocupação manteve-se no mesmo patamar -elevando a população da área da represa para mais de 800 mil pessoas nos dias de hoje.
O governo do Estado de São Paulo aponta um incremento de 290 mil novos habitantes na região entre 1991 e 2000, mas a área estudada não coincide com a do estudo divulgado ontem.
Outro lado
A Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos disse que não comentaria o relatório porque não teve acesso a ele. Mas ressaltou que estão em andamento as obras de um interceptor que levará o esgoto de parte dos moradores da área da represa Guarapiranga para uma estação de tratamento em Barueri, na Grande São Paulo. A obra deve ficar pronta em 2006.
A bacia da represa Guarapiranga será cortada pelo trecho sul do Rodoanel, um anel viário metropolitano projetado pelo governo do Estado que, quando estiver totalmente pronto, interligará as principais rodovias paulistas.
Ambientalistas têm criticado o traçado do trecho sul, dizendo que poderá ter impactos na fauna e na flora dos mananciais. O governo diz estar tomando todas as precauções necessárias para evitar impactos negativos.
FSP, 13/12/2005, p. C7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.