VOLTAR

Guajajaras interditam BR-226

O imparcial
Autor: ADALBERTO JÚNIOR
11 de Mai de 2007

Cerca de 250 índios Guajajaras interditaram com troncos de madeira a BR-226, um trecho que liga os povoados de Santa Maria (Barra do Corda - a 459 km de São Luís) a Sabonete (Grajaú) e a entrada para a cidade de Itaipava do Grajaú.
De acordo com informações do delegado de Polícia Civil da Regional de Barra do Corda, David Seller, o grupo de índios rebelados, oriundos de 10 tribos da área que compreende uma reserva de 22 km de extensão exige a presença do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto de Meira que deve comparecer ao local na próxima segunda-feira.

Eles exigem ainda a reordenação das verbas federais que, segundo eles, estariam sendo desviadas para outros municípios; mais medicamentos e transportes para os jovens índios para acesso às escolas locais.

A Polícia Federal está no local e já articulou algumas reuniões para tentar desobstruir a estrada, mas, até o momento, foram em vão. Uma equipe formada por um delegado e 10 agentes, acompanhados da Polícia Rodoviária Federal foi deslocada para contornar a situação. Ontem pela manhã os federais e o tenente-coronel Quaresma, da Polícia Militar de Barra do Corda, tentaram negociar no quartel da cidade.

De acordo com informações, vários caminhões estão parados à beira da estrada, a maioria com cargas perecíveis, como carne, grãos, além de gado, combustível e de passageiros. "Tem cerca de 30 caminhões parados lá na estrada. Os índios estão pintados de vermelho e preto, como se estivessem preparados para guerra, com arcos e flechas, alguns com facões e paus", disse o delegado.

Os índios ainda estariam mantendo uma das torres de transmissão de energia circundada por toras de madeira com a intenção de incendiar a estrutura e interromper o fornecimento de energia para o estado, caso as exigências não sejam atendidas.

Segundo o delegado David acontece hoje pela manhã mais uma reunião na tentativa de retirar os índios da BR, mas os caciques, de acordo com ele, demonstram maior interesse na aparição do presidente da Funai.

Ainda de acordo com informações do delegado de Barra do Corda os índios interditaram a BR-226 na noite do último dia 8. A equipe de reportagem de O IMPARCIAL tentou contato com a Eletronorte, mas não obteve êxito.

Os motoristas estão sendo obrigados a retornar por outras estradas, aumentando em pelo menos 500 km o trecho percorrido.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.