VOLTAR

Gtenergia lança manifesto contra mudanças do projeto de Jirau

Amazônia.org
21 de Mai de 2008

O consórcio ganhador do leilão de Jirau, liderado pela Suiz Energy prevê a construção da usina 9 km abaixo do local estipulado nos estudos originais. A proposta causou surpresa em ambientalistas brasileiros que divulgaram um manifesto ontem.

No documento de manifesto realizado por organizações ambientalistas que formam um Grupo de Trabalho sobre a produção de energia, afirmam que para outra opção de localização da usina de Jirau seria necessário um novo processo de licenciamento ambiental, e portanto, a elaboração de um novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o atual EIA a também está sendo questionado, já que segundo o GT não apresentou todas as respostas sobre os impactos ambientais e irregularidades apontadas pelos ambientalistas no processo de licenciamento.

A justificativa apresentada pela Suez é que a mudança traria economia nos custos totais do empreendimento e diminuiria o volume de rocha a ser escavado. Clique aqui e veja com exclusividade a imagem com a nova localização da barragem

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.