VOLTAR

Grupos indígenas mantêm ocupação da sede da Funai em Manaus

G1 - http://g1.globo.com
08 de Nov de 2013

Eles querem saída do coordenador e nomeação de indígena para o cargo. Presidência da Funai já manifestou ser contra troca de coordenador.

Índios ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus desde a segunda-feira (4) e não tem previsão para deixar o órgão. Eles pedem a saída do coordenador regional, Eduardo Deziderio Chaves, e nomeação de um indígena para ocupar o cargo.

Os índios que estão no prédio são de várias etnias. O acampamento deles se mantém no estacionamento da sede da Funai, em Manaus. A maioria está dormindo em redes, em meio aos carros. Nestes dias de ocupação, alguns funcionários do órgão estão indo trabalhar por se tratar, até então, de um protesto pacífico. "Nós queremos outra pessoa que saiba trabalhar com índio, que saiba o direito do índio né"

O grupo afirma que só deixará a sede do órgão quando tiver as reivindicações atendidas, apesar de já ter recebido uma resposta negativa. Na terça-feira (5), a presidência da Funai informou que não vai exonerar o coordenador e que ele é um gestor de confiança. A Funai destacou ainda que a dificuldade para executar projetos e programa ocorre devido à falta de pessoal em toda a estrutura. No entanto, o Movimento Indígena Por uma Vida Melhor se reuniu e decidiu que enviará um novo documento à Brasília com as mesmas solicitações.

"Nós queremos outra pessoa que saiba trabalhar com índio, que saiba o direito do índio né", justificou a cacique Kocama, Inaura dos Santos. "Fomos desrespeitados, discriminados pela própria central da Funai em Brasília, e esse povo que está aqui não merece sofrer por conta de um coordenador que não tem conhecimento da nossa cultura", disse o índio Kocama, Artêmio Imuna.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/11/grupos-indigenas-mantem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.