VOLTAR

Grupos de Trabalho de Meio Ambiente e Socioeconomia apresentam Programas Socioambientais da Usina Ji

http://nahoraonline.com.br
27 de Dez de 2010

As reuniões dos Grupos de Trabalho (GT's) de Meio Ambiente e Socioeconomia foram realizadas com o objetivo de apresentar as ações dos programas socioambientais da Usina Hidrelétrica Jirau. Os encontros, ocorridos na primeira semana deste mês, reuniram representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Parque Nacional Mapinguari - ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), analistas do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), representantes do CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Secretarias de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Socioeconômico de Porto Velho, as empresas contratadas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), CNEC Worley Parsons, Documento, Naturae e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No primeiro dia foram apresentados ao Grupo de Trabalho de Meio Ambiente, itens dos subprogramas de ecologia, biologia e genética das populações, do Programa de Conservação da Ictiofauna e as ações do Programa de Investigação, Monitoramento e Salvamento Paleontológico, desenvolvidos respectivamente pela empresa Naturae e pela UFSM.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da ESBR Jairo Guerrero, as reuniões do GT de Meio Ambiente estão sendo produtivas, pois, permitem informar as instituições interessadas e envolvidas com o empreendimento sobre o andamento dos Programas Socioambientais. "Essa transferência de informações está esclarecendo as dúvidas sobre as medidas que a ESBR está adotando para mitigar impactos e para preservar o meio ambiente", explicou Guerrero.

Durante o segundo encontro, o GT de Socioeconomia conheceu o projeto de Qualificação Profissional e Educação Básica para Jovens e adultos (Fomentar), desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur). O status atual do Programa de Remanejamento da Usina Jirau, também foi apresentado durante a reunião pelo coordenador de Socioeconomia da ESBR, Anderson Imolesi.

As próximas reuniões do GT de Meio Ambiente e Socioeconomia acontecerão em fevereiro de 2011, com pautas pré- estabelecidas nestes últimos encontros.

http://nahoraonline.com.br/lendo.asp?id=5150

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.